no , , , ,

Bolsa Família: pagamento vai ser SUSPENSO? Entenda a POLÊMICA!

Segundo notícia que circula pelas redes sociais, o Bolsa Família vai ter seus pagamentos suspensos. Saiba tudo sobre a polêmica do momento.

Bolsa Familia: pagamento vai ser SUSPENSO?
Bolsa Familia: pagamento vai ser SUSPENSO?

Circula pelas redes sociais e internet, a notícia de que o Bolsa Família vai ser suspenso sem previsão de retorno. Porém, será que essa notícia é verdadeira?

Um dos temas centrais que envolvem o debate sobre democracia atualmente é a regulamentação das redes sociais, tamanha a dimensão de notícias falsas, as chamadas “fake news”, que se propagam feita pragas pelo mundo virtual e os danos que elas têm causado a sociedade no mundo material.

Portanto, é importante estar atento e atenta para não acabar sendo enganados por notícias falsas.

Isso porque, muito notícias falsas circulam na internet sobre os programas de sociais do governo federal, principalmente sobre o Bolsa Família.

O motivo do Bolsa Família ser o principal alvo das fake news sobre programas sociais, que ele é o programa social mais importante do Brasil.

“Fake news” como essa, de que o Bolsa Família seria suspenso, prejudicando cerca de 21 milhões de famílias beneficiárias.

Bolsa Família vai parar de fazer pagamentos?

Como o resultado mais eficiente da mentira vem aproximando-a o máximo da verdade, essa notícia falsa sobre a Bolsa Família ser suspenso surgiu a parte de um artigo do blog Radar, da Revista Veja.

O título do artigo era, “Governo avalia pausa programada para o Bolsa Família no campo”. Pronto, essa foi a “deixa” para a fake news.

A verdade é que a notícia trazida pelo artigo, dizia de uma possibilidade, que ainda está em fase de debate dentro do governo Lula, mas que tem um enfoque totalmente diferente o dito pela fake news.

A ideia está em debate entre os ministros Luiz Marinho, do Trabalho; Wellington Dias, do Desenvolvimento Social e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e medida que está em análise pode beneficiar milhares trabalhadores do campo.

De acordo com a proposta, os beneficiários do Bolsa Família que moram nas zonas rurais vão poder trabalhar nas colheitas sazonais, como a do café, por exemplo, sem se preocuparem de serem excluídas do programa.

Porém durante esse tempo, o pagamento do Bolsa Família ficaria suspenso e após o fim do período de colheita e o encerramento dos contratos, o benefício voltaria a ser pago.

A preocupação dos beneficiários se justifica pelo fato das regras do Bolsa Família, que determinam que os beneficiários não podem ter uma fonte adicional de renda que aumente o valor per capita da família para mais de R$ 218 por mês.

Dessa forma, essas famílias do meio rural se encontram em uma verdadeira encruzilhada, com medo perderem o benefício se aceitarem um trabalho temporário durante a temporada de colheita.

Pausa temporária

Pausar temporariamente o benefício é uma forma que o governo encontrou para resolver essa situação.

Visto que com as regras, o valor que eles receberiam levaria o governo a cortar o benefício dessas famílias.

Assim, com fim do período de colheita, as famílias voltam a receber o pagamento do Bolsa Família.

Também está no radar do governo a possibilidade de conceder benefícios previdenciários a esses trabalhadores temporários e garantir que esse tempo de trabalho sazonal seja considerado como tempo de aposentadoria.

No entanto, essas são possibilidades que ainda estão em análise pelo Ministério do Trabalho.

Bolsa Família – Calendário de pagamento de mês de junho

Quem recebe o Bolsa Família e o Vale-gás, em junho vai receber os dois benefícios.

A data de pagamento varia de acordo com o NIS (Número de Identificação Social), e segue o mesmo calendário do Bolsa Família

Veja a seguir o calendário referente ao mês de junho:

1: 19 de junho;

2: 20 de junho;

3: 21 de junho;

4: 22 de junho;

5: 23 de junho;

6: 26 de junho;

7: 27 de junho;

8: 28 de junho;

9: 29 de junho;

0: 30 de junho.

Por fim, para saber o calendário do ano inteiro do Bolsa Família, clique aqui.