no , , , , ,

Bolsa Família marca PESAGEM OBRIGATÓRIA de beneficiários!

A pesagem é uma das novas regras que o Bolsa Família implementou, junto com novos benefícios, no seu retorno em 2023. Confira todas as novas regras do programa!

Bolsa Familia marca PESAGEM OBRIGATORIA de beneficiarios!
Bolsa Familia marca PESAGEM OBRIGATORIA de beneficiarios!

O Bolsa Família retornou em 2023, não só com novos benefícios, mas também com novas regras para que as famílias beneficiárias possam se manter no programa e entre essas novas regras, está a pesagem obrigatória.

Todas essas novas regras e benefícios fazem parte do novo Bolsa Família, que ao mesmo tempo que passou a pagar um valor mais significativo e compatível com a composição da família beneficiária, passou também a ser mais exigente em seus critérios de permanência no programa.

Inclusive, o governo começou a fazer no mês de março, um pente-fino no cadastro das famílias beneficiárias do programa. O motivo foram os inúmeros indícios de irregularidades nos cadastros que o Bolsa Família herdou do Auxílio Brasil.

Pente-fino esse que levou ao corte de milhões de beneficiários do Bolsa Família, que recebiam o benefício sem atender minimamente aos critérios do programa.

Pois bem, a seguir vamos conhecer os detalhes da nova regra de pesagem obrigatória, que poucas pessoas conhecem, do Bolsa Família.

Conheça a nova regra de pesagem do Bolsa Família

Como dissemos acima, o Bolsa Família retornou em 2023 com novas regras de adesão e critérios de permanência, além de novos benefícios.

Entre essas novas regras está a pesagem obrigatória, que vai acontecer entre os meses de setembro e novembro.

Conforme é de conhecimento geral, um dos motivos da criação do Bolsa Família foi combater a fome e a insegurança alimentar.

Esse é o sentido da nova regra de pesagem do Bolsa Família, acompanhar a questão nutricional das crianças.

Ou seja, é uma forma de garantir que os dependentes estão realmente tendo acesso aos recursos do programa, que como dissemos anteriormente, tem como foco garantir a alimentação das crianças.

O cumprimento das regras é o que garante a permanência no programa e consequentemente, o pagamento das parcelas.

Veja como acontece a convocação

Primeiramente, é importante destacar que a regra da pesagem se aplica apenas as famílias que possuem crianças e recebem o pagamento adicional do Bolsa Família.

A pesagem faz parte das regras de acompanhamento, que como dissemos, acontece entre setembro e novembro.

Sobre a convocação, ela é feita pela prefeitura do município, que é responsável por entra em contato com a família beneficiária para confirmar o agendamento da pesagem, que deve ser realizada nas unidades de saúde de cada bairro.

A responsável familiar deve comparecer a pesagem com as crianças da família, que vão passar pela pesagem por profissionais da saúde.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.