no , , , , , , ,

Bolsa Família foi NEGADO? Veja o que fazer!

Se o pedido do seu Bolsa Família tiver sido negado, não se desespere, pois ainda há esperanças. Veja como recorrer para liberar o benefício.

Bolsa Família foi NEGADO? Veja o que fazer!
Bolsa Família foi NEGADO? Veja o que fazer!

Por acaso você sabe como proceder nos casos onde o pedido do Bolsa Família tiver sido negado? Sim, saiba que é possível recorrer da decisão do governo quando o cidadão não tem o pedido do benefício aceito.

O Bolsa Família, foi criado em 2003, com o objetivo de assistir as famílias de baixa renda de todas as regiões do país.

O programa é atualmente um dos pilares das ações sociais do governo federal, responsáveis pela redução da pobreza, pelo aumento da escolaridade dos jovens das famílias de baixa renda, ajudando a dar fim a um ciclo geracional de pobreza de milhões de famílias brasileiras.

Portanto, é normal que ao ter o pedido do Bolsa Família negado, a pessoa fique decepcionada e desanimada.

Mas não desanime, pois a seguir, vamos lhe mostrar como proceder para liberar o seu Bolsa Família caso você passe por essa situação.

Bolsa Família negado. Veja o que fazer!

Primeiramente, para entender porque o seu Bolsa Família foi negado é importante estar ciente da necessidade de estar dentro das exigências do programa.

Dessa forma, um dos principais motivos que levam a negação da liberação do benefício, é a não apresentação dos documentos que comprovam a faixa de renda da família.

Outro fator importante, mas que no caso leva ao bloqueio do benefício, é a falta de atualização dos dados cadastrais do CadÚnico (Cadastro Único).

A saber, os dados precisam passar por atualização no máximo a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na composição e/ou renda familiar, assim como em casos de mudança de endereço.

Também é essencial ser honesto com relação as informações sobre os dados socioeconômicos da sua família. Tanto a mentira como a omissão de informações, podem gerar inclusive, ações criminais.

Confira em seguida os critérios para poder receber o Bolsa Família:

  • Ter renda familiar de no máximo R$ 218 por membro da família.
  • Estar inscrito no CadÚnico

A inscrição no CadÚnico deve ser feita na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua região.

É justamente no CRAS, onde você poderá saber quais foram os motivos que levaram o seu Bolsa Família não ser aceito e conseguir todos as orientações de como proceder para conseguir a liberação do benefício.

Todavia, se você já teve o pedido negado outras vezes, o melhor seria procurar um assistente social ou um defensor público.

Calendário de pagamento do dezembro 2023

O pagamento do Bolsa Família de dezembro começa a ser pago no dia 11 e vai até o dia 22.

A saber, os pagamentos são feitos através do app Caixa Tem, nas agências das Caixa Econômica Federal; Casas Lotéricas; ou Caixas eletrônicos com os cartões do programa.

Além disso, o calendário do benefício é de acordo com o número final do NIS (Número de Inscrição Social) das famílias beneficiárias:

  • Final do NIS 1: 11 de dezembro;
  • Final do NIS 2: 12 de dezembro;
  • Final do NIS 3: 13 de dezembro;
  • Final do NIS 4: 14 de dezembro;
  • Final do NIS 5: 15 de dezembro;
  • Final do NIS 6: 18 de dezembro;
  • Final do NIS 7: 19 de dezembro;
  • Final do NIS 8: 20 de dezembro;
  • Final do NIS 9: 21 de dezembro;
  • Final do NIS 0: 22 de dezembro.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.