no , , , , , , ,

Bolsa Família com GRANDE AUMENTO no valor? Veja calendário de pagamento!

Possibilidade de mais um aumento no valor do Bolsa Família gera expectativa entre as beneficiárias do programa. Veja quais são os novos valores propostos.

Bolsa Familia com GRANDE AUMENTO no valor?
Bolsa Familia com GRANDE AUMENTO no valor?

O Bolsa Família foi criado em 2003, para ser um pilar na luta contra a pobreza, a fome e a desigualdade social em um Brasil que, historicamente, tratou a pobreza como um problema do individuo e não como uma questão social e após 20 anos da sua criação, mais um aumento no valor do benefício está no radar.

É isso mesmo, mesmo após um aumento significativo no valor do Bolsa Família em 2023, inclusive com a criação de benefícios adicionais, o governo já estuda um novo aumento no valor do benefício.

Portanto, a seguir, vamos conhecer a proposto e os valores de um novo aumento no valor do Bolsa Família para o ano que vem.

Necessidade de reajuste

Assim como o salário mínimo, que todos os anos passa por um aumento para compensar as perdas de valor causadas pela inflação, os benefícios sociais também precisam passar por esse reajuste.

Visto que, os programas sociais são pagos a famílias que se encontram em condições de vulnerabilidade social, portanto, precisam do aumento.

Precisam, pois a inflação coroe o poder de compra do salário, principalmente dos benefícios sociais, como o Bolsa Família, que apesar do aumento que teve esse ano, ainda é bem menor do que um salário mínimo.

Por isso, reajustes periódicos nos programas sociais permitem minimizar os impactos da inflação no valor dos benefícios.

Enquanto que a falta do aumento no valor dos programas sociais, contribui para a falta de eficiência de programas como o Bolsa Família e consequentemente para o aumento da pobreza e da desigualdade social.

Dessa forma, o aumento periódico de programas como o Bolsa Família são essenciais para o combate a redução das desigualdades no país. Além de serem um exemplo do olhar mais atencioso do estado para as famílias mais vulneráveis socioeconomicamente.  

Aumento no Bolsa Família para 2024

Após falarmos da importância do aumento periódico do Bolsa Família, vamos tratar sobre o reajusta que o governo pretende dar para o programa no ano que vem.

Essa é uma das questões que mais trazem ansiedade entrem os beneficiários do programa.

Contudo, até o momento, o governo federal ainda não pode confirmar o aumento do Bolsa Família para o ano de 2024.

O aumento seria muito importante para os beneficiários do Bolsa Família, pois compensaria a desvalorização que citamos anteriormente.

Entretanto, a esperança é a última que morre, e a depender dos resultados da economia até o final do ano, o governo ainda pode confirmar o aumento.

Veja a seguir o calendário completo de pagamento do Bolsa Família de setembro.

Calendário pagamento de setembro

O calendário de pagamento do programa leva em consideração o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.

Assim como nos outros meses, o que pode acontecer em relação às alterações no calendário é que, ao invés de receberem na segunda-feira, alguns beneficiários devem receber os valores no sábado anterior.

Confira abaixo o calendário de pagamentos do Bolsa Família de setembro.

  • 18 de setembro: NIS final 1 (possível antecipação para dia 16);
  • 19 de setembro: NIS final 2;
  • 20 de setembro: NIS final 3;
  • 21 de setembro: NIS final 4;
  • 22 de setembro: NIS final 5;
  • 25 de setembro: NIS final 6 (possível antecipação para dia 23);
  • 26 de setembro: NIS final 7;
  • 27 de setembro: NIS final 8;
  • 28 de setembro: NIS final 9;
  • 29 de setembro: NIS final 0.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.