no , , , , , ,

Bolsa Família: 1,4 MIL famílias podem ter o BENEFÍCIO CORTADO. Entenda!

Milhares de beneficiários do Bolsa Família podem ter o benefício cortado ainda esse ano. Entenda os motivos e evite perder o seu.

Bolsa Familia: 1,4 MIL podem ter o BENEFICIO CORTADO
Bolsa Familia: 1,4 MIL podem ter o BENEFICIO CORTADO

O pagamento do Bolsa Família de outubro ainda não terminou, mas vai contemplar cerca de 21,4 milhões de famílias, contudo, uma parte desses beneficiários pode ter o benefício cortado ainda em 2023. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pela gestão do programa.

As famílias que têm direito a receber o Bolsa Família são de baixa renda, que se encontram em condições de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Quem tiver interesse em aderir ao Bolsa Família, precisa se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) para receber assistência.

Em relação aos cortes, o MDS informou que o pente-fino no CadÚnico do Bolsa Família continua até o fim do ano, ou seja, família podem ter o benefício cortado caso não atendam às exigências do governo.

Para se ter uma ideia, só na cidade de Maceió, o MDS e a prefeitura comunicaram que cerca de 1.400 famílias correm o risco de ter o Bolsa Família cortado.

Portanto, para que você não entre nessa lista, leia o artigo a seguir e veja como fazer para evitar ter o seu Bolsa Família cortado.

Bolsa Família cortado ainda em 2023

Mencionamos anteriormente que o governo realiza um pente-fino que é responsável pelo corte do Bolsa Família de vários beneficiários. Contudo, existem outros fatores que também podem levar ao corte do benefício.

É importante lembrar que em 2023 o Bolsa Família retornou com várias novas regras que são condições para poder receber os pagamentos mensais do programa.

Entretanto, nesse texto vamos tratar de um outro tipo de corte mais especifico, que é quando o beneficiário deixa de sacar o valor do benefício.

Exatamente isso que você leu! É possível ter o Bolsa Família cortado por não sacar o valor do benefício.

A questão é que o Bolsa Família é destinado a famílias de baixa renda, que precisam do dinheiro para manutenção de despesas básicas do dia a dia.

Sendo assim, se a família não saca o valor do benefício, o governo entende que ela não precisa mais dos repasses do programa.

Veja a seguir com mais detalhes essa regra de corte do Bolsa Família

1.400 famílias excluídas em Maceió/AL

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família em Maceió, Aline Pontes, atualmente 1.474 famílias do município, correm o risco de ter o pagamento cortado por não terem feito o resgate do benefício do mês setembro.

Aline ainda informou que a prefeitura não irá cortar o pagamento de uma hora para outra. A princípio, a ideia é localizar essas famílias e esclarecer a situação.

Veja em seguida o calendário de pagamento de outrobro.

Calendário de pagamento do Bolsa Família de outubro

Os pagamentos do Bolsa Família de outubro, assim como do auxílio-gás, começaram no dia 18 e vão até a próxima 3³feira, dia 31.

Já o calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários

Confira abaixo:

  • NIS final 1: dia 18 de outubro;
  • NIS final 2: dia 19 de outubro;
  • NIS final 3: dia 20 de outubro;
  • NIS final 4: dia 23 de outubro;
  • NIS final 5: dia 24 de outubro;
  • NIS final 6: dia 25 de outubro;
  • NIS final 7: dia 26 de outubro;
  • NIS final 8: dia 27 de outubro;
  • NIS final 9: dia 30 de outubro;
  • NIS final 0: dia 31 de outubro.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.