no , , , , , , ,

Auxílio-gás tem PRAZO para SAQUE. Confira o cronograma de pagamento!

Benefício do Auxílio-gás de agosto já foi pago, mas muitas pessoas ainda resgataram o pagamento. Caso beneficiário não saque dentro do prazo, dinheiro volta para o governo!

Auxilio-gas tem PRAZO para SAQUE. Confira o cronograma!
Auxilio-gas tem PRAZO para SAQUE. Confira o cronograma!

O pagamento do Auxílio-Gás e Bolsa Família de agosto se encerram no dia 31, contudo, milhares de beneficiários do programa ainda são fizeram o saque os valores e isso pode implicar no retorno dos valores para os cofres da União.

Como o auxílio-gás foi pago em agosto, o mês acabou pagando um beneficio duplo, junto com o Bolsa Família, para milhões de famílias contempladas com ambos os benefícios

No mês de agosto o valor do Auxílio-Gás foi de R$ 108.

Mas como dissemos anteriormente, muitos dos beneficiários ainda fizeram o saque o Auxílio-gás e existe um prazo para esse saque ser feito.

Portanto, a seguir vamos conhecer quais são as regras para participar do Auxílio-Gás e qual é o prazo para o saque do benefício.

Conheça o Auxílio-Gás

O Auxílio Gás ou Vale-gás, é o programa do Governo Federal criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, a fim de diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

Ou seja, o Auxílio-gás foi criado durante a Pandemia da Covid-19, inicialmente o auxílio-gás teve seu orçamento planejado para até o final de 2022.

Mas como presenciamos, o benefício continuou sendo pago em 2023.

Ainda durante a pandemia da Covid-19, o auxílio-gás tinha o valor de 50% do preço do botijão de 13kg e posteriormente passou a pagar o total de 100% do valor do botijão.

Valor que foi confirmado pelo presidente Lula para 2023 e que atualmente está em torno de R$ 108.

Quem aponta o valor do auxílio é a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Biocombustível e Gás Natural), é definido a partir de média do valor botijão de 13 kg em todo o país.

Cabe lembrar que para ter direito a receber o Auxílio-Gás é preciso, além de atender os requisitos do programa, está inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), assim como para receber o Bolsa Família ou qualquer outro benefício dos programas sociais do governo federal.

Qual o prazo para o saque do benefício?

O governo federal utiliza a base de dados do CadÚnico e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pagar auxílio-gás.

Também cabe lembrar, que o Auxílio-gás é pago a cada 2 meses. Porém, tramita no Congresso Nacional, um Projeto de Lei que propõe que o benefício seja pago mensalmente.

Todavia, o que muitos beneficiários do auxílio não sabem, é que existe um prazo par ao saque do benefício, que é de 120 dias.

Caso o beneficiário não saque o valor dentro desse prazo, o dinheiro retorna para os cofres da União.

Abaixo segue o calendário de pagamento do auxílio-gás e do Bolsa Família de agosto. Assim, você poderá ficar ciente do prazo limite para realizar o saque o seu benefício.

A data de pagamento varia de acordo com o NIS (Número de Identificação Social), e segue o mesmo calendário do Bolsa Família

  • NIS final 1: 18 de agosto;
  • NIS final 2: 21 de agosto;
  • NIS final 3: 22 de agosto;
  • NIS final 4: 23 de agosto;
  • NIS final 5: 24 de agosto;
  • NIS final 6: 25 de agosto;
  • NIS final 7: 28 de agosto;
  • NIS final 8: 29 de agosto;
  • NIS final 9: 30 de agosto;
  • NIS final 0: 31 de agosto.

Por fim, para mais notícias sobre o auxílio-gás, clique aqui.