no , , , , , , ,

Auxílio Gás será PAGO em dezembro. Faça sua INSCRIÇÃO!

Veja como fazer sua inscrição para receber o Auxílio Gás ainda no mês de dezembro, junto com o pagamento do Bolsa Família. Confira calendário de pagamento de fim de ano.

Auxilio Gas sera PAGO em dezembro. Faca sua INSCRICAO!
Auxilio Gas sera PAGO em dezembro. Faca sua INSCRICAO!

O Auxílio-Gás é apenas mais um dos muitos benefícios socias que o governo federal disponibiliza para a população de baixa renda de todas as regiões do Brasil e quem deseja recebe-lo ainda esse ano, pode aproveitar para fazer a inscrição no programa.

Atualmente, o valor do Auxílio Gás é referente ao preço total, ou seja, 100%, do botijão de gás de 13 g. Inicialmente, esse valor era de 50%.

A primeira versão do Auxílio-gás foi o Vale-gás, criado em 2001, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O programa fazia parte da Rede de Proteção Social, assim como os programas Bolsa-Escola e Bolsa-Alimentação, entre outros.

Contudo, durante a pandemia da Covid-19, o benefício voltou a ser pago, mas no valor 50% do preço do botijão, como dissemos acima.

Posteriormente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o benefício passou a ser concedido junto ao Bolsa Família com valor integral do botijão.

Portanto, se você deseja receber o Auxílio Gás ainda em dezembro, aproveite que as inscrições para receber o benefício estão abertas.

Critérios para fazer a inscrição

Assim como qualquer benefício social pago pelo governo, é preciso que o cidadão(a) esteja dentro dos requisitos para receber o Auxílio Gás, não basta apenas fazer a inscrição.

Todavia, é importante deixar claro que para receber o Auxílio Gás, é preciso ser beneficiário do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

A seguir confira quais são todas os requisitos exigidos para quem deseja receber o Auxílio Gás.

  • Ter renda familiar que não ultrapasse meio salário por membro da família;
  • Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais) e manter os dados atualizados;
  • A família não pode receber auxílio financeiro pelo mesmo motivo do município e do estado;

Entretanto, a inscrição para receber o Auxílio Gás já é feita no momento em que a família faz o seu cadastro no CadÚnico. Portanto, a inscrição é feita automaticamente, assim, o benefício é liberado de acordo com ordem de prioridade.

Isso porque, o Auxílio Gás possui um orçamento bem limitado em comparação com outros benefícios.

Além disso, o pagamento do benefício é feito a cada dois meses e não mensalmente, como o Bolsa Família. E como a última parcela foi paga em outubro, o mês de dezembro vai ter outra rodada de pagamento.

Dessa forma, confira a seguir o calendário completo de pagamento do Auxílio Gás e do Bolsa Família do mês de dezembro.

Calendário do Auxílio Gás e do Bolsa Família de dezembro

A saber, os pagamentos do Auxílio Gás e do Bolsa Família são feitos através do aplicativo da Caixa Tem, nas agências das Caixa Econômica Federal; Casas Lotéricas; ou Caixas eletrônicos com os cartões do programa.

Além disso, o calendário do benefício é organizado de acordo com o número final do NIS (Número de Inscrição Social) das famílias beneficiárias:

  • Final do NIS 1: 11 de dezembro;
  • Final do NIS 2: 12 de dezembro;
  • Final do NIS 3: 13 de dezembro;
  • Final do NIS 4: 14 de dezembro;
  • Final do NIS 5: 15 de dezembro;
  • Final do NIS 6: 18 de dezembro;
  • Final do NIS 7: 19 de dezembro;
  • Final do NIS 8: 20 de dezembro;
  • Final do NIS 9: 21 de dezembro;
  • Final do NIS 0: 22 de dezembro.

Por fim, para mais notícias sobre o Auxílio Gás, clique aqui.