no , , , , , ,

Auxílio-Gás: programa está com INSCRIÇÕES abertas. Veja como se inscrever!

Através da inscrição no CadÚnico o cidadão tem direito a uma série de benefícios pagos pelo governo federal, entre eles o Auxílio-gás, benefício que é cumulativo. Saiba como se inscrever!

Auxilio-Gas: programa esta com INSCRICOES abertas
Auxilio-Gas: programa esta com INSCRICOES abertas

O Auxílio-gás é um dos muitos benefícios pagos pelo governo federal para quem está inscrito no CadÚnico, que aliás, está com as inscrições abertas para novos beneficiários. Assim como cada programa de assistência social, o Auxílio-gás possui suas próprias regras e peculiaridades que servem como bussola para determinar os requisitos para a sua concessão.

Contudo, o principal benefício pago através do CadÚnico é o Bolsa Família, programa social de transferência de renda, que contempla atualmente cerca de 21,3 milhões de famílias de baixa renda em todas as regiões do Brasil.

Outro critério para receber o Auxílio-Gás ou qualquer outro benefício do governo federal, é ter uma renda mensal de até R$ 218 mensais por membro da família.

Assim como manter os dados atualizados da sua inscrição, também é importante para garantir a continuidade do pagamento do benefício.

A primeira versão do Auxílio-gás foi o Vale-gás, criado em 2001, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O programa fazia parte da Rede de Proteção Social, assim como os programas Bolsa-Escola e Bolsa-Alimentação, entre outros.

Sendo assim, vamos conferir a seguir como fazer o seu cadastro para que você possa receber o Auxílio-gás, as inscrições estão abertas.

Auxílio-Gás está com as inscrições abertas

O Auxílio-gás foi criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado através do Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 20211.

A criação do programa teve o objetivo de reduzir o impacto do efeito do preço do botijão de gás durante o período da pandemia da Covid-19.

Na época, o preço do botijão de gás de 13 kg disparou e chegou a custar mais R$ 140 em algumas regiões.

No entanto, quando foi lançado, o Auxílio-gás pagava apenas 50% do valor do botijão de 13 kg. Valor que passou a ser de 100% desde janeiro de 2023, após determinação do recém empossado e novo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Um detalhe do Auxílio-gás é que ele é pago a cada dois meses, diferente da maioria dos demais programas sociais, que são pagos mensalmente.

Como o último pagamento havia sido em outubro, o próximo pagamento será pago novamente em dezembro.

Para receber o Auxílio-gás, o primeiro passo é fazer a sua inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), que deve ser feita na sede do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da sua região.  

Todavia, o simples fato de ter feito a inscrição, não garante que você vai receber o Auxílio-gás ou qualquer outro benefício do governo.

Será preciso, além de atender aos critérios, esperar na lista de prioridades do programa.

Calendário do benefício de dezembro

Como dissemos anteriormente, o Auxílio Gás e o Bolsa Família seguem o mesmo cronograma de pagamento, ou seja, são pagos juntos.

O calendário de pagamentos é feito de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) das famílias beneficiárias.

  • Final do NIS 1: 11 de dezembro;
  • Final do NIS 2: 12 de dezembro;
  • Final do NIS 3: 13 de dezembro;
  • Final do NIS 4: 14 de dezembro;
  • Final do NIS 5: 15 de dezembro;
  • Final do NIS 6: 18 de dezembro;
  • Final do NIS 7: 19 de dezembro;
  • Final do NIS 8: 20 de dezembro;
  • Final do NIS 9: 21 de dezembro;
  • Final do NIS 0: 22 de dezembro.

Por fim, para mais notícias sobre os programas sociais, clique aqui.