no , , , , ,

Alerta do INSS: Nova onda de golpes financeiros mira aposentados e pensionistas

INSS: Nova onda de golpes financeiros coloca beneficiários em alerta

INSS Detona Golpes Visando Aposentados e Pensionistas
INSS Detona Golpes Visando Aposentados e Pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, órgão fundamental na administração dos benefícios dos cidadãos brasileiros, emitiu um preocupante comunicado para a população. Uma nova leva de golpes financeiros está em andamento, visando principalmente os aposentados e pensionistas do país.

Pelo oficial portal do Governo Federal, o órgão comunicou as recentes ameaças e lançou um alerta aos segurados, fornecendo orientações a fim de evitarem cair nas armadilhas dos criminosos e assim prevenir grandes prejuízos em suas contas previdenciárias.

Como os criminosos estão agindo?

O modus operandi dos fraudadores, segundo as informações obtidas, se dá principalmente por meio de ligações fraudulentas. Falsificam identidades, se passando por servidores do INSS, efetuam ligações para os segurados e solicitam a confirmação de números de documentos e, surpreendentemente, até mesmo fotos dos incautos. O objetivo por trás dessa ação é tentar burlar os sistemas de biometria facial.

Mantenha-se vigilante: INSS não liga para solicitar informações!

Diante desse cenário alarmante, o Instituto reafirma um procedimento padrão importante: o INSS não realiza ligações para seus segurados para solicitar quaisquer documentos, fotos, dados de biometria, senhas ou demais informações pessoais. Portanto, qualquer ligação ou e-mail nesse sentido deve ser considerado suspeito!

O que fazer ao perceber que está sendo vítima de um golpe?

Caso um cidadão desconfie que está sendo alvo de golpistas se dizendo ser do INSS, o procedimento é simples: bloqueie imediatamente o contato em questão e não forneça quaisquer dados. Após tal ação, entre em contato com os canais oficiais da instituição e reporte o ocorrido, para assim ajudar o órgão na luta contra as fraudes.

Como segurado, a melhor prevenção contra essas e outras fraudes é a informação e a desconfiança. Não dê espaço para os golpistas, proteja-se! Afinal, estamos sempre conectados, seja para ficar antenado nas últimas notícias ou aproveitando o entretenimento que a era digital oferece. Mas, estejamos atentos, vigilantes e protegendo nossas informações pessoais.