no , , , ,

13° do INSS foi antecipado? Saiba agora!

O pagamento do 13º salário dos segurados e seguradas do INSS foi antecipado durante os anos da pandemia da Covid-19. Será que em 2023 também será?

13° do INSS foi antecipado?
13° do INSS foi antecipado?

O Governo Federal estuda a viabilidade de manter a antecipação do 13° salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tradicionalmente pago no segundo semestre, mas que há 3 anos vinha sendo antecipado para o primeiro semestre do ano.

O 13° do INSS vinha sendo antecipado como uma medida para amenizar o impacto econômico na vida das famílias por conta da pandemia.

No entanto, segundo o Ministério da Previdência Social, a decisão sobre a antecipação para esse ano de 2023 ainda está em análise.

Portanto, os aposentados e pensionistas vão ter aguardar mais um pouquinho para saberem se o seu 13° vai ser antecipado também esse ano.

13º salário do INSS foi antecipado por conta da pandemia da Covid-19

O pagamento do 13° do INSS vinha sendo antecipado desde o início da pandemia da Covid-19.

Dessa forma, com o fim da pandemia, os aposentados e pensionistas querem saber se o pagamento do 13º continuará sendo antecipado em 2023.

Apenas os beneficiários da Renda Mensal Vitalícia (RMV) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao abono.

A saber, tradicionalmente o 13° dos aposentados INSS é pago em duas parcelas, no 2° semestre do ano, nos meses de agosto e novembro.

Mas, como uma forma de amenizar o impacto na vida financeira das famílias causado pela pandemia, o abono passou a ser pago no 1° semestre do ano, nos meses de abril e maio.

No ano passado, o valor pago pelo INSS com o pagamento do 13° dos seus segurados foi de R$56 bilhões.

Quem tem direito ao abono salarial?

Segundo o INSS, os segurados que recebem os auxílios abaixo, tem o direito a receber o pagamento do 13º salário do INSS:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-reclusão.

Reajuste dos valores de aposentadorias e benefícios em 2023

A partir do mês que vem, o valor do salário mínimo vai passar para R$1.320, o que vai reajustar também o valor do benefício dos segurados do INSS que recebem o piso da autarquia.

Que, aliás, é justamente o valor referente a um salário mínimo.

Por fim, para mais notícias sobre benefícios do INSS, clique aqui.